Como funciona a Série D

Com o fim do campeonato candango 2017 se aproximando, o início de uma outra competição está chegando. No dia 21 de maio começa o Campeonato Brasileiro da Série D e para o time que chegar até a final, a competição ira se estender até 3 de setembro.

É a 9ª edição da Série D do Campeonato Brasileiro, a equivalente a quarta divisão do futebol brasileiro. Esta edição será disputada por 68 equipes, que foram escolhidos através dos campeonatos estaduais e outros torneios realizados pelas federações para os times que não estão nas séries A, B ou C.

Vão jogar a Série D:

+ Os quatro rebaixados do Campeonato da Série C do ano anterior;

+ Quatro vagas para o estado primeiro colocado no Ranking Nacional das Federações;

+ Três vagas para os estados que estão em segundo ao nono colocado no Ranking Nacional das Federações;

+ Os demais 18 estados do Ranking tem direito a duas vagas cada.

Caso tenha alguma desistência, a vaga será ocupada pelo clube de melhor posição da mesma federação da equipe que desistiu ou então um clube indicado pela federação estadual. Se o estado não indicar nenhum representante, a vaga é repassada ao melhor estado seguinte posicionado no Ranking Nacional das Federações, que indicaria uma equipe para ocupar o mesmo grupo que a equipe original desistiu. Caso a vaga ainda fique em aberto, ela será passada para outro estado da mesma forma e assim sucessivamente.

A primeira fase conta com 68 equipes divididos em 17 grupos com quatro times em cada, organizados regionalmente. As equipes enfrentam os adversários do grupo em turno e returno num total de seis rodadas. Os primeiros colocados de cada grupo mais os 15 melhores segundos colocados estarão automaticamente classificados para a segunda fase. A partir daí, os confrontos são de mata-mata em ida e volta, com o clube de melhor campanha sempre realizando o jogo da volta em casa.

Os quatro semifinalistas conquistam automaticamente a vaga para a Série C do ano seguinte. Os vencedores das semifinais jogam as finais também em partida de ida e volta e o time que tiver o melhor resultado agregado será o Campeão da Série D.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *